Perdeu? Veja o que aconteceu no 6º Sarau Mandic de Araras
4 de maio de 2023
Calouros e familiares marcaram presença na aula inaugural da Faculdade São Leopoldo Mandic Araras
1 de agosto de 2023

São Leopoldo Mandic divulga bolsistas de Medicina amparados pelo ‘Criança Esperança’

Bolsas integrais incluem moradia e foram concedidas pela parceria firmada entre a instituição de ensino e o Grupo Globo, com a interveniência da UNESCO

A Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic Araras (SP) divulgou, nesta terça-feira (4/7), os nomes dos dois bolsistas beneficiados pelo Programa Criança Esperança, a partir da parceria firmada entre o Grupo Globo e a instituição de ensino superior, com a interveniência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São eles Carlos Manuel Oliveira, de 19 anos de idade, residente no município de Água Nova (RN), e Yasminny Gabryele De Sousa Santos, de 18 anos, moradora de Goiânia (GO).

As bolsas integrais fornecerão não apenas a graduação completa no curso de Medicina, mas também todo o suporte necessário para os bolsistas, incluindo transporte aéreo para chegar a Araras, moradia, alimentação, instrumental e assistência médica. Todos os candidatos que concorreram a essas vagas seguiram as regras estabelecidas no edital do vestibular e no contrato de parceria firmado entre as instituições envolvidas.

Ao oferecer essas bolsas para o Criança Esperança, a São Leopoldo Mandic demonstra seu compromisso com a responsabilidade social, buscando melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa reflete o empenho da instituição em promover o bem-estar e a inclusão social.

“A parceria entre a São Leopoldo Mandic, o Grupo Globo e a UNESCO no Programa Criança Esperança foi estabelecida com a convicção de que a educação é o caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva”, explica o Prof. Dr. José Luiz Junqueira, diretor-geral da faculdade e presidente do Grupo Leopoldo Mandic. “Esperamos que nosso exemplo seja seguido por outras instituições de ensino superior, para que transformemos nosso país.”

A UNESCO forneceu para a São Leopoldo Mandic a lista de jovens elegíveis para concorrerem às bolsas, identificados de acordo com os critérios estabelecidos no edital do vestibular. No total, 246 jovens se inscreveram no processo seletivo, tendo sido indicados por 61 instituições apoiadas pelo Criança Esperança, localizadas em todos os estados do Brasil.

Além disso, como parte da parceria entre a São Leopoldo Mandic, o Grupo Globo e a UNESCO, a faculdade também ofereceu um cursinho preparatório destinado a todos os inscritos que disputaram as vagas em Medicina. Foram 3 aulas e palestras que auxiliaram os candidatos na preparação para os exames vestibulares.

O Prof. Dr. Rui Brito, coordenador do Vestibular da São Leopoldo Mandic, enfatiza a importância do cursinho preparatório para os postulantes a uma bolsa. “Todos os candidatos que participaram das oficinas de redação (cursinho) também foram preparados para outros exames, como o ENEM e vestibulares de instituições públicas”, acrescenta.

Bolsas em Odontologia

Além dos bolsistas do curso de Medicina, o acordo também previu a concessão de mais duas bolsas integrais para o curso de Odontologia na Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas (SP). Dessa forma, Ketylen Yasmin Martins da Silva, natural de Aracaju (SE), e a cearense Gisele Barreto de Freitas já estão frequentando as aulas desde 01/02/23.

Ketylen, de 18 anos, é filha de um pedreiro e de uma atendente de caixa de supermercado. Desde cedo, ela assumiu responsabilidades domésticas, cuidando dos irmãos.

Ela foi indicada à UNESCO para concorrer à bolsa da São Leopoldo Mandic pela Missão Cantinho do Céu, uma associação filantrópica fundada em 2002 em Aracaju, que tem o objetivo de ajudar crianças que vivem em favelas da cidade. Por meio de uma educação de qualidade, a instituição busca romper o ciclo de pobreza que impede que crianças de famílias de baixa renda tenham acesso a uma educação de qualidade.

A outra bolsista de Odontologia, Gisele, tem 20 anos e é natural de Fortaleza (CE). Ela foi indicada à UNESCO pelo Instituto de Educação Portal (IEP), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) apoiada pelo programa “Criança Esperança”. Ela participou do programa Jovem Aprendiz oferecido pelo instituto, recebendo capacitação profissional para exercer a função de assistente administrativa.

Sobre a São Leopoldo Mandic:

Considerada, há 14 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do país segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo país, que oferecem cursos de pós-graduação e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras (SP) e Limeira (SP).

Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.