Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.
Política de privacidade Termos de Uso Opt-out
Alzheimer’s International Conference 2026 reuniu pesquisadores e destacou estudo da São Leopoldo Mandic sobre biomarcadores salivares no Alzheimer.
Dr. Gustavo Alves, professor de graduação em Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic apresentou um estudo sobre biomarcadores salivares no Alzheimer’s International Conference 2026, realizado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 11 e 15 de julho. Durante o congresso, considerado um dos principais encontros científicos sobre Alzheimer no mundo, o professor apresentou novas possibilidades de identificação. O estudo abordou síndromes neuropsiquiátricas associadas à doença por meio da análise da saliva.
O evento reuniu cerca de 13 mil participantes de 111 países, entre pesquisadores, médicos e profissionais da saúde envolvidos em estudos sobre diagnóstico, tratamento e prevenção do Alzheimer. Além disso, a apresentação do especialista contou com aproximadamente 500 participantes. Durante a palestra, foram destacados avanços científicos relacionados ao uso de biomarcadores como ferramentas de apoio à avaliação clínica.
Durante sua participação, o Dr. Gustavo Alves apresentou a palestra “Psychiatric Syndromes in Alzheimer’s Disease: Salivary Biomarkers as Tools for Clinical Stratification”. O estudo abordou as principais síndromes neuropsiquiátricas relacionadas à doença de Alzheimer, como apatia, depressão, psicose, agitação e alterações do sono.
De acordo com o Dr. Gustavo, essas manifestações podem surgir ainda na fase pré-demência, uma descoberta que amplia a compreensão sobre a evolução da doença. Dessa forma, o acompanhamento desses sinais pode contribuir para estratégias mais precoces de avaliação e cuidado aos pacientes.
Além disso, a apresentação trouxe dados sobre a realidade do Alzheimer no Brasil, incluindo informações epidemiológicas sobre a doença e sua relação com sintomas depressivos em pacientes diagnosticados. O Dr. Gustavo Alves também retomou estudos apresentados anteriormente em eventos internacionais, como uma aula realizada em Lima, no Peru, sobre a prevalência de depressão em pessoas com Alzheimer.
O principal destaque da participação foi a apresentação de uma pesquisa desenvolvida com 76 pessoas, divididas entre grupos com e sem a doença de Alzheimer. O estudo analisou a relação entre níveis de citocinas inflamatórias presentes na saliva e a ocorrência de síndromes neuropsiquiátricas.
Os resultados indicaram que determinados biomarcadores salivares podem apresentar relação com alterações neuropsiquiátricas associadas ao Alzheimer. Assim, a pesquisa abre possibilidades para o desenvolvimento de métodos complementares de avaliação utilizando um fluido corporal de coleta simples, acessível e sem procedimentos invasivos.
De acordo com o Dr. Gustavo, a saliva pode representar uma alternativa importante para o país, especialmente na triagem de idosos com suspeita de alterações cognitivas. Isso ocorre porque o método apresenta baixo custo, não envolve dor ou risco de infecção e pode facilitar o acesso ao diagnóstico em diferentes contextos de atendimento em saúde.
Além da palestra, foram apresentados três pôsteres científicos durante o Alzheimer’s International Conference 2026. Dois trabalhos abordaram diferentes análises sobre biomarcadores salivares para a doença de Alzheimer, enquanto o terceiro, intitulado “Collecting Stories!”, apresentou sua trajetória na pesquisa sobre a doença, iniciada em 2007.
Os trabalhos apresentados foram:
Durante o congresso, o Dr. Gustavo Alves recebeu um reconhecimento internacional da Alzheimer’s Association. A instituição concedeu um fellowship após um processo seletivo com pesquisadores de diferentes países, considerando sua atuação científica na área de biomarcadores salivares.
Além disso, o pesquisador participou do World Dementia Council, encontro realizado durante o evento para discutir o impacto global da doença de Alzheimer e novas estratégias diagnósticas baseadas em biomarcadores. Ele foi o único representante da América Latina entre os aproximadamente 50 participantes da reunião.
Outro momento de destaque ocorreu com o livro “Pharmacological Treatment of Alzheimer’s Disease”, publicado pela editora Springer Nature. A obra estava disponível na livraria oficial do congresso e o pesquisador foi convidado para autografar exemplares vendidos durante o evento.
Para o Dr. Gustavo Alves, participar do Alzheimer’s International Conference 2026 representa uma oportunidade de acompanhar os principais avanços científicos relacionados à doença e contribuir para ampliar a presença da pesquisa brasileira no cenário internacional.
Além disso, o congresso apresentou novas informações sobre métodos diagnósticos, estudos epidemiológicos e medicamentos em desenvolvimento. Dessa forma, os conhecimentos compartilhados durante o evento podem contribuir para direcionar novas pesquisas e apoiar a criação de estratégias de saúde voltadas ao envelhecimento e ao enfrentamento da doença de Alzheimer.
“Estar no Alzheimer’s International Conference 2026 foi uma experiência muito significativa, pois permitiu compartilhar anos de pesquisa com uma comunidade científica internacional altamente qualificada. Representar o Brasil em um dos principais congressos sobre a doença de Alzheimer reforça a importância da ciência brasileira e mostra que nossos estudos podem contribuir para avanços globais no diagnóstico e no cuidado dos pacientes”, destaca Dr. Gustavo Alves.
Assim, a participação no congresso fortalece a atuação da São Leopoldo Mandic na produção de conhecimento científico e evidencia o papel da pesquisa brasileira no desenvolvimento de novas possibilidades para compreensão, diagnóstico e acompanhamento da doença de Alzheimer.
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.
Política de privacidade Termos de Uso Opt-out