Sarau conta pela 1º vez com a presença de Arcoverde
29 de novembro de 2021
Novas 14 vagas para docentes abertas
22 de dezembro de 2021

Faculdade São Leopoldo Mandic abre inscrições para Residência Médica 2022 nas unidades de Campinas e Araras

Programa é dedicado a médicos graduados em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Confira o edital.

A Faculdade São Leopoldo Mandic abriu as inscrições para o programa de Residência Médica 2022 e lançou o edital com todas as informações para a participação no processo seletivo para os seis (6) cursos de residência disponíveis: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria. Somente a Residência em Psiquiatria é oferecida exclusivamente na Unidade de Araras; todas as demais especialidades têm vagas disponíveis nas unidades de Campinas e Araras. Para mais informações:

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação (CNRM/MEC), o programa é destinado aos médicos graduados em Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou com diplomas revalidados em Universidade Pública, na forma da lei. Se estrangeiro, também deverá apresentar visto permanente e proficiência na língua portuguesa, comprovada por instituição oficial.

Para participar do processo seletivo do programa de Residência Médica 2022 da Faculdade São Leopoldo Mandic, o candidato deve inscrever-se via site https://www.slmandic.edu.br/pos-graduacao/residencia-medica/apresentacao/ até o dia 14 de janeiro de 2022, às 23h59, optar por uma  especialidade disponível e escolher o local da residência, Campinas ou Araras. O candidato poderá inscrever-se para um processo seletivo (Campinas ou Araras), ou inscrever-se para ambos. Neste caso, o candidato deverá efetuar o pagamento de duas taxas de inscrição. Somente é possível escolher uma opção de Especialidade por processo seletivo e, em caso da participação em ambos, a escolha da especialidade poderá ser igual ou diferente em cada um.

A primeira fase do processo de seleção é composta por uma prova objetiva, a ser realizada no dia 20 de janeiro de 2022, das 13h às 17h (horário de Brasília), para os candidatos de Campinas. E no dia 21 de janeiro de 2022, também das 13h às 17h (horário de Brasília), para os de Araras. A classificação dos candidatos da prova objetiva será divulgada no dia 24 de janeiro de 2022, a partir das 12h, para a unidade de Campinas, enquanto para a unidade de Araras, a classificação será divulgada no dia 25 de janeiro de 2022, também a partir das 12h.

A segunda fase do processo, composta por entrevista e análise curricular, será realizada nos dias 28 de janeiro de 2022, para Campinas, e em 31 de janeiro de 2022, para Araras, em horário agendado. O resultado final, por área de especialidade, será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2022.

As matrículas serão realizadas no dia 7 de fevereiro de 2022, das 8h às 16h, e a Residência Médica inicia-se, oficialmente, no dia 1 de março de 2022.

A Residência Médica tem carga horária de 60h semanais, com duração total entre 2 e 3 anos em média, a depender da especialidade, em instituições de saúde conveniadas à Faculdade São Leopoldo Mandic. A remuneração seguirá o valor determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Confira a relação de cursos disponíveis no programa de Residência Médica São Leopoldo Mandic:

ESPECIALIDADECAMPINASARARASDURAÇÃO
Clínica Médica02 vagas02 vagas2 anos
Cirurgia Geral02 vagas02 vagas3 anos
Pediatria02 vagas03 vagas3 anos
Ginecologia e Obstetrícia02 vagas02 vafas3 anos
Medicina de Família e Comunidade02 vagas06 vagas2 anos
Psiquiatria04 vagas3 anos
Anestesiologia01 vaga3 anos

Residência Médica na São Leopoldo Mandic

Ao fazer a Residência Médica na Faculdade São Leopoldo Mandic, o aluno terá à disposição a experiência e o conhecimento de um corpo docente qualificado e, caso já tenha sido aluno da graduação, terá a oportunidade de ter uma formação continuada, pois os coordenadores das especialidades de Residência Médica são também docentes ou coordenadores da graduação em Medicina da Faculdade e do internato, respectivamente.

Ao final do programa de Residência Médica, o profissional terá adquirido amplo conhecimento específico e será capaz de realizar procedimentos com maior confiança e solidez para resolver casos e problemas do dia a dia da sua área de atuação.

A São Leopoldo Mandic diferencia-se também por apresentar diversas ferramentas para o progresso da carreira médica, como uma infraestrutura moderna, centro de simulação com cirurgia robótica, um ecossistema de inovação para startups da área da saúde no Hub Mandic, projetos de pesquisa e cursos de pós-graduações stricto sensu.

Sobre

O programa de Residência Médica é um curso de pós-graduação lato sensu credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). O programa é uma imersão prática em uma especialidade médica, que aprofunda conhecimentos, desenvolve habilidades e prepara o médico para ser especialista em uma das 54 especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB).

É importante diferenciar o programa de Residência Médica de um curso de especialização tradicional, pois, enquanto a residência é uma imersão na especialidade, com foco na prática médica, um curso de especialização que não é no formato de residência possui uma grade teórica que se sobressai à prática. Por isso, a Residência Médica é considerada padrão ouro na formação de especialidades.

X